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A importância da leitura

No Brasil, hoje, só há 5% de leitores ativos, o que significa que cerca de 190 milhões não têm hábito de leitura...

A Constituição Federal de 1988 (documento mais importante do país) prevê, em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase à prática quando se observa a educação, dificultando – desse modo – a universalização da educação e, consequentemente, da leitura. Diante disso, faz-se necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.


Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a ausência de leitura. Mesmo que haja muitos teóricos da educação, tais como Rousseau, Paulo Freire, Ivan Illich, ou mesmo pensadores preocupados com a educação há milênios, como, por exemplo, Platão, não há por parte do governo brasileiro a preocupação de se dispor verdadeiramente a fazer da educação e, portanto, da leitura, uma questão de primeira ordem. Significa que, infelizmente, a constituição referida não é posta em prática, mesmo sendo do governo o dever de promover e desenvolver as faculdades mentais superiores que se desenvolvem, sobretudo, pela leitura.


Ademais, é fundamental apontar a tradição da cultura brasileira que não tem por bom hábito a leitura frequente (especialmente sobre temas complexos, como filosofia, literatura estrangeira e ciências), pois no Brasil, hoje, só há 5% de leitores ativos – que leem um livro por semana –, o que significa que cerca de 190 milhões de brasileiros não têm hábito consistente de leitura. Diante do exposto, não há interesse pela população na leitura, assim como não há qualquer iniciativa do governo em reparar tal condição inadmissível.


Depreende-se, portanto, a necessidade de superar tais fatos. Para isso, é imprescindível que o governo, por meio de incentivos de diversos setores — público ou privado —, disponibilize mais investimento do PIB, no caso do público, em educação e crie [com isso] concursos literários de redação e leitura, a fim de incentivar o estudante à busca do conhecimento pela leitura.


Thiago Carvalho.

Psicólogo e pós-graduando em neuropsicologia.

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