top of page

Amigo-Inimigo

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Muito raro haver equilíbrio na amizade. Sempre haverá aquele que se sente mais inteligente...

Prefira um inimigo-amigo.


Grande parte de suas dores não virá de seu inimigo. Seu inimigo é mais honesto do que seu amigo, até porque se declara como tal. O amigo bate em suas costas e abre sorriso a você; e isso é um perigo. O estranho não te causará tanta dor como um conhecido.


Já o inimigo, é o amigo de verdade. Ele ataca, te ensina a se defender; e não haverá surpresas, pois é o que se espera dele.


O inimigo deixa o recado para você ficar esperto. Mas, o amigo é que nem uma cobra. Lentamente, ele vai te envolvendo; lentamente, vai te sufocando; lentamente, você vai morrendo.


Você não sabe o porquê de estar mal e, muitas vezes, é por causa do amigo. A verdade é que o inimigo não passa nem perto da letalidade que um amigo tem, pois o amigo é covarde, rouba sua confiança e, com ela, desenvolve armadilhas insanas.


O amigo é um psicopata porque finge te admirar. Mais claramente, ele está te perseguindo.


Por outro lado, o inimigo não se importa tanto com você. O que ele quer é diversão, lazer e entretenimento. O inimigo, às vezes, é apenas um "adversário". Já o amigo, entra no jogo pensando em apenas ganhar e, assim, é muito raro haver equilíbrio em uma amizade.


Contudo, sempre haverá aquele que se sente mais inteligente. Surgirá aquele que se sente mais importante e ainda aquele que se sente mais belo ou o que se sente mais divertido. O sentir mais que o outro prova que o amigo é perigoso. Ele é discreto, não fala muito, quando fala, só oferece elogios (e amigo é chato com elogios). O que mais esperamos é alguém nos dizer a verdade.


"Nossa! Você engordou, Jorge!"; "Jorge, você precisa estudar de verdade porque está bem atrasado!". São exemplos de um inimigo-amigo; ele te provoca.


O amigo, por sua vez, só concorda com você em tudo; isso é massante.


Demoramos para percebermos o quão bom é quando alguém puxa a nossa orelha:


"Aí, como você está linda, amiga!".


Cuidado com o amigo que diz isso, pois pode ser mortal. Fique atento para preservar a sua saúde mental e, ao final, não vai precisar investir tanto assim. Aliás, o amigo tem a habilidade de fazer você duvidar de si mesma.


"Será que sou suficiente?". Não duvide de si, mesmo que a maioria dos seus amigos duvide. Se leu o meu o texto até aqui, verá que o amigo é apenas amigo na denominação.


Amigo-inimigo é esse aí; te entorpece com as palavras. O inimigo-amigo te acorda, é leal, mostra rapidamente quem é.


As conquistas do amigo dificilmente serão apenas uma conquista; aliás, há uma mensagem por trás das conquistas:


"Uma luta, mas conquistei tudo isso".


Na verdade, o que o amigo quer dizer é isto:

"Eu tenho e você não tem, eu tenho e você não tem!"; e ainda dirá que és invejoso.


E se pudesse, diria isso à eternidade:


O amigo é perverso! O amigo é cruel! O amigo é isso!


Muitos filósofos valorizam a amizade, o que é belo. Mas, muitos se esqueceram de dizer os danos que ela pode ocasionar. Pode ser pior que se não tivesse.


Portanto, cuide-se, pois economizará tempo e dinheiro num psicanalista.


Jorge Gomes.

Pedagogo.

Comentários


bottom of page