top of page

"Estude para ser alguém!"

Uma das frases mais comuns que já ouvimos. Porém, ninguém é importante pelo resultado que apresenta, mas pela sua própria existência...

Essa é uma das frases mais comuns que já ouvimos. Nós aceitamos certas palavras sem perceber o que estamos construindo em nós mesmos. Ora... Se você precisa fazer algo pra ser alguém, então, quem é você hoje? Você já não é alguém importante?


As crianças e os adolescentes crescem com a medíocre ideia de que é preciso (obrigatoriamente) estudar, se formar, trabalhar, construir uma carreira e se solidificar no mercado para serem "alguém" com o reconhecimento social, que é desejado por quase todos. Trata-se de uma regra de pressão psicossocial, onde vale a "falácia da chegada", ou seja, você só será feliz se...


Caso você acredite nisso ou até mesmo ensine aos seus filhos essa regra, pare agora e pense um pouco sobre isso. Ninguém é importante pelo resultado que apresenta, mas pela sua própria existência.


Portanto, estude para transformar o seu mundo, para mudar as suas ideias e para fazer a diferença na vida das outras pessoas. Você tem valor diante da vida e, por isso, jamais se permita acreditar que a sua importância vem depois da conquista, pois essa mesma conquista só acontece a partir da clareza de quem você é.


Jamais pense em ser alguém na vida, pois você já o é.

Anderson Cruz.

Escritor, terapeuta e licenciando em filosofia.

1 comentário


Convidado:
04 de fev. de 2023

Impressionante esse texto. Aprendi muito sobre como não pressionar meu filho a provar nada a ninguém. Todos nós somos importantes pelo que somos.

Curtir

©2023 Direitos reservados | Filosofar a Vida

bottom of page