top of page

O saber impede o aprendizado

Como um freio que estanca a sua coragem. Assim, você permanece onde está por causa do que "sabe"...

Quando você tem a oportunidade de aprender algo novo que poderá desenvolver seus potenciais para conquistar algo, seus pensamentos vão trazer à tona tudo o que você "sabe" sobre determinada circunstância. A necessidade de aprender coloca você em uma posição de ignorância e isso, talvez, seja um incômodo a alguns.


A sensação de cegueira diante de olhos que podem ver pode ser terrível se o aprendizado não for desengatilhado. Ao invés disso, muitos preferem reagir expondo seus saberes a fim de mostrarem que sabem algo que trará opiniões com adjetivos que acariciam seu ego, como "Você é muito estudioso", "Eu aprendo muito com você" ou "Gostaria de saber o que você sabe".


Comportar-se como o conhecedor de tudo é uma caraterística de sobrevivência neste mundo tão competitivo em que vivemos. Temos a sensação de que devemos – a todo instante – provar o nosso valor. Parece que estamos sendo avaliados a cada passo... Isso é tormento demais.


Vivemos de desafios e diante deles, o que sabemos quase nunca é suficiente para irmos além do lugar em que estamos. O "saber", nesse caso, funciona como um freio que estanca a sua coragem para aprender algo novo.


Assim, você permanece onde está por causa do que acha que sabe.


É nesse instante que pode perceber que a sua atenção não deve estar naquilo que você já aprendeu, mas no quanto está disposto a mudar a sua forma de agir e reagir. Assim, estará preparado para aprender do jeito certo.


Mais importante que saber é estar disposto.

Anderson Cruz.

Escritor, terapeuta e licenciando em filosofia.

Comentários


©2023 Direitos reservados | Filosofar a Vida

bottom of page